Lanches Escolares Saudáveis

Lanches Escolares Saudáveis

By Andréia Frota
Em 07/04/19
Lanches Escolares Saudáveis

Imagem de pixel2013 por Pixabay

Meus filhos hoje são adultos e aguardo ansiosamente para que um deles (ou ambos) me presenteiem com netos… Como muitas mães divorciadas, criei meus filhos sozinha e tive que me desdobrar por muitos anos entre os cuidados com as crianças, cuidar da vida social, estudo e alimentação deles, casa, trabalho, carreira, estudo de línguas, faculdade, pós-graduação, dentre milhões de outras tarefas… sem as facilidades da internet e do comércio eletrônico, que só se popularizou no final da adolescência deles.

Mas, apesar de todas as invenções mais modernas, algumas coisas não mudam. Uma delas é a preocupação com a alimentação dos filhos. Sim! Meu filho mais velho já tem quase 30 anos e ainda quero saber o que está na geladeira dele! Minha filha come na rua quase todos os dias e meu coração fica apertado pensando nos riscos de sobrepeso e diabetes, tão comuns no mundo atual (façam o que eu digo e não façam o que eu faço!).

Considerando que todo empreendimento tem como essência agregar valor ao cliente, creio que temos aqui um nicho empresarial bem interessante a ser desenvolvido: o que poderia facilitar a vida de pais e mães que possuem uma agenda tão complicada? Que produto ou serviço poderíamos criar para atender a este setor tão carente de novas propostas? Que peso poderíamos aliviar na sobrecarga diária da vida de um pai ou mãe que trabalha fora?

Dia desses, folheando uma revista (Pequenas Empresas e Grandes Negócios, edição de março/19… sim! Minha idéia de passar o tempo é ler sobre empreendedorismo… e tributos… e finanças pessoas… nenhuma novidade aqui para quem me conhece… rsss), me deparei com uma idéia que teria feito minha vida muuuito mais fácil: lanche escolar saudável, entregue na escola, fresco, supervisionado por uma nutricionista! Sem correria para passar no mercado entre o trabalho e a faculdade para comprar lanches fáceis e rápidos como achocolatados ou sucos de caixinha, biscoitos recheados, bolos prontos ou, pior: dar dinheiro aos filhos para que eles mesmos escolham o que comer na cantina da escola… deixar a opção aos pequenos, na certa teremos refrigerante, batata-frita, chocolate e bala no lanchinho… todos os dias!

O preparo e entrega de lanches é um negócio que demanda baixo investimento, é rápido de ser implementado e com propostas inteligentes: entregar o lanche na escola, antes do recreio, gera grande economia em termos de transporte, que fica concentrado em poucos locais, e permite oferecer o lanche sempre fresquinho.

Mas, Andréia, isso não é um negócio sazonal? Como fica o faturamento nas férias? Aqui entra a criatividade. Lembre-se: férias escolares para mães e pais que não conseguem tirar férias no mesmo período é uma complicação enorme: as crianças precisam comer da mesma forma! Que tal oferecer o lanche fresquinho também nas colônias de férias, pacotes de festa na escola ou em casa, pacotes para finais de semanas e feriados? As opções são muitas. Mas cuidado com o custo do transporte: não se esqueça de incluir em seus cálculos de precificação os gastos com a entrega.

Por onde começar?

Para desenvolver este negócio, é possível adquirir uma franquia, o que simplifica a vida de quem está começando (cardápios prontos, suporte e treinamento do franqueador, divulgação de uma única marca) ou criar sua própria empresa do zero.

Faça uma pesquisa de mercado: visite escolas próximas de onde você mora, converse com a diretora, converse com algumas mães na escola, verifique empresas que já possuem uma proposta pronta de franquia, verifique fornecedores de alimentos próximos, faça as contas… e, principalmente, não deixe de consultar a legislação local quanto a eventuais regras especiais ou limitações para a abertura de empresas de revenda de alimentos.

E, nunca se esqueça: Planejamento estratégico é essencial antes da abertura de qualquer negócio. Veja aqui um formulário que vai ajuda-lo a pensar e estruturar o seu negócio:

Canvas

Leia também:

Antes de começar um novo negócio…

 

Boa sorte!

E até a próxima…

Sobre o Autor

Andréia Frota administrator

Advogada e contabilista, especialista em Direito Tributário e Previdenciário, com mais de 20 anos de experiência na área. Formada ainda em administração, é uma ávida devoradora de livros e apaixonada por cursos livres. Estudou gestão de riscos e gestão de projetos em Stanford, Estados Unidos, escrita criativa em Oxford, Inglaterra, dentre vários outros assuntos de interesse pessoal.

Deixe uma resposta